7 found
Order:
  1. O caráter substancial dos organismos vivos em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):281-294.
    Resumo Neste artigo, procura-se analisar os fatores envolvidos na determinação da natureza substancial do organismo vivo, em Aristóteles. Tais fatores seriam, por um lado, a forte unidade e coesão interna composicional e, por outro, o elevado caráter de independência quanto às propriedades essenciais ou formais, relativamente às propriedades dos componentes materiais, por meio dos quais o organismo vivo vem a ser formado, ou com referência aos outros tipos de particularidades de seres. Com esta análise, pretende-se mostrar, ao mesmo tempo, que (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2. Causalidade Natural e Espontaneidade em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2020 - Griot 20 (1):204-216.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A natureza formal dos corpos homogêneos e da constituição orgânica em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2014 - Anais de História E Filosofia da Biologia.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A substancialidade orgânica e a sua preservação no ser a partir da concepção aristotélica de natureza.Rodrigo Romão de Carvalho - 2015 - Anais Do Encontro de História E Filosofia da Biologia 2015.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A necessidade no processo constitutivo das composições naturais em Aristóteles.Rodrigo Romão De Carvalho - 2019 - Griot 19 (1):115-126.
    Com este artigo, pretendo examinar a maneira pela qual ocorreria a necessidade natural, em seus diversos aspectos, nos distintos processos gerativos composicionais em Aristóteles. Em um caso, a necessidade natural se daria de um modo "sem mais", ou de um modo absoluto, por meio da qual se geram os agregados. Em outro, a necessidade natural se realizaria a partir de um princípio anterior regulativo ou determinante, que Aristóteles denomina de necessidade ex hupoteseos, com relação aos processos envolvidos na constituição dos (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Teleologia e necessidade Natural em Aristóteles.Rodrigo Romão de Carvalho - 2018 - Guairacá Revista de Filosofia 34 (2):134-150.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Agregados, mistos e organismos vivos em Aristóteles: um delineamento de Scala Naturae.Rodrigo Romão de Carvalho - 2018 - Filosofia E História da Biologia 13 (2):263-278.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark